Conheça a

Sonia Guimarães

Professora Associada I no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) e PhD em física pela Universidade de Manchester (Reino Unido). Sonia é a primeira mulher negra doutora em física no Brasil, formada em 1989, título que a levou a se tornar professora do ITA quando o instituto ainda não aceitava mulheres entre seus alunos, em 1993.

Na ocasião, tornou-se também a primeira mulher negra professora na instituição, que é uma das mais tradicionais do Brasil. Natural de São Paulo (SP), atualmente vive em São José dos Campos, onde segue lecionando no ITA.

Em maio de 2023, Sonia recebeu a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito como uma celebração dos seus 30 anos de atuação no ITA.

 

 

Palestras e Painéis

Sonia é também palestrante e painelista, com participação em diversos eventos com falas sobre ciência, mulheres na ciência, representatividade negra, educação e pautas sobre mulheres na pesquisa e no mercado de trabalho. Sonia já esteve em eventos como o Power Trip Summit 2022, realizado pela revista Marie Claire, Encontro CIEE da Diversidade e Inclusão, 2° Fórum Brasil Diverso, além de participar de ações em escolas e universidades pelo país.

Principais eventos e marcas que já contaram com a participação de Sonia Guimarães:

Biografia e Carreira

É especialista em física aplicada, com pesquisas sobre semicondutores e desenvolvimento de sensores de calor. Além de cientista, tem registro como inventora ao descobrir a técnica de produção sensores de radiação infravermelha para cabeça de mísseis. Foi vencedora do prêmio Professora Emérita Guerreira da Educação Ruy Mesquita, organizado pelo Ciee e pelo Jornal Estado De São Paulo. Em 23 anos de premiação, Sonia foi a primeira negra a receber o título.

É também ativista na luta contra o racismo e discriminação de gênero. Na causa, é envolvida em comissões e projetos que tratem sobre a inclusão de negros na ciência e na academia. Além de fazer parte de ações de promoção pela presença feminina nesses espaços.

  • Conselheira fundadora da organização Afrobras, mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares.
  • Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), uma das fundadoras da organização Avanço do Brasil Negro (ABN).
  • Presidenta da Comissão Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão na Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
  • Mentora de projetos como Cientistas do Alto Sertão, Futuras Cientistas, Afrominas. Investiga Menina e Pesquisa para Elas.

Na Mídia

Principais veículos de imprensa com quem Sonia Guimarães já conversou

Assista!

Confira algumas das principais falas de Sonia que foram registradas em vídeo

Sonia Guimarães em entrevista com Pedro Bial. Assista no GloboPlay neste link

Sonia Guimarães no TEDxJardins Women

Sonia Guimarães em entrevista ao Jornal Nacional, em comemoração ao dia das Meninas na Ciência. Assista no g1 neste link

Sonia Guimarães no programa Negros em Foco, da TV Cultura, em especial do dia da Mulher.

Sonia Guimarães em entrevista à EPTV, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo, em comemoração ao dia da mulher. Assista no GloboPlay neste link

Sonia Guimarães no programa Matéria de Capa, da TV Cultura, em especial sobre as Mulheres na Ciência.

Sonia Guimarães em entrevista para Renato Galeno, no canal UM BRASIL, como parte da sua participação no BRASA Euroleads, maior conferência para brasileiros na Europa.

Sonia Guimarães em entrevista para a Jovem Pan SJC sobre a sua condecoração com a Medalha Santos Dumont de Honra ao Mérito por seus 30 anos de atuação no ITA.

Sonia Guimarães em entrevista à TV Câmara de São José dos Campos, em matéria sobre combate ao racismo..

Contato com a Dra. Sonia Guimarães

Quer receber sua resposta mais rápida? Excelente. Então o ideal é procurar a Sonia Guimarães pelos seus canais de contato preferidos.

 

Se você é um aluno do ITA, por favor, procure pela Sonia nos canais oferecidos pela instituição (como o email do ITA – [email protected]) ou os canais do Google Classroom.

Se você quer entrevistar a Sonia para qualquer atividade jornalística (entrevista, fonte em reportagens, entre outros), por favor, envie uma mensagem para o email [email protected] com as seguintes informações:

  • Nome da sua publicação
  • Qual a sua pauta
  • Formato da entrevista (por email, por áudio, por vídeo, presencial)
  • Que comentários espera da Sonia
  • Qual o seu prazo (deadline)

Se você tem uma oportunidade de palestra ou de participação em painéis, por exemplo, a Sonia conta hoje com a IRIC como assessoria para oportunidades comerciais.

Nesse caso, por favor, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (12)  99600 5444  informando o seguinte:

  • Nome de quem organiza o evento
  • Descrição da oportunidade (palestra, apresentação ou painel, por exemplo)
  • Qual a data prevista para o evento

Há alguns anos Sonia usa a sua história para falar sobre diversidade, inclusão, educação antirracista e ciência em escolas, universidades e empresas.

Se você é professora ou professor, gestora ou gestor de escolas, pai ou mãe de aluno, movimente essa comunidade para ouvir pessoas diversas! A educação inclusiva e que muda o mundo só acontece quando há esse espaço.

Quer propiciar esse espaço na sua escola? Entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (12)  99600 5444  informando o seguinte:

  • Nome da escola e cidade em que se encontra
  • Descrição da oportunidade de conversa (com alunos ou professores, e faixa etária, por exemplo)
  • Qual a data prevista para o evento

Você também pode acompanhar a Sonia Guimarães em suas mídias sociais,
seu currículo Lattes ou entrar em contato direto

Press Kit

Precisa de imagens da Dra. Sonia Guimarães para uma matéria jornalística? Você pode usar uma das imagens abaixo. Lembre-se sempre de inserir o crédito apropriado, conforme indicado nas imagens.